Rede supermercadista dona do Bretas atinge receita de R$ 4,9 bilhões no Brasil
Desempenho do cash & carry, fortalecimento do digital e abertura de loja marcaram o primeiro semestre de 2023 da Cencosud Brasil
A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, proprietária da rede de supermercado e atacado Bretas em Minas Gerais e Goiás, divulgou os resultados relativos ao segundo trimestre de 2023 (2T23). Entre os destaques estão os expressivos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e, sobretudo, a resiliência do cash & carry, que proporcionaram à empresa atingir uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 13,6% sobre o segundo trimestre de 2022 (2T22), e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17% e atingiu R$ 4,9 bilhões.
O desempenho do cash & carry continuou relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes Giga Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no 2T23, comparado a 18% no 2T22.
Visando complementar a atuação e ampliar as vendas no e-commerce, a Cencosud Brasil firmou parcerias com Uber Cornershop – para atender à bandeira de conveniência Spid no Rio de Janeiro – e com a plataforma iFood, aumentando a capilaridade das marcas Spid, Prezunic, GBarbosa, Bretas, Perini e Mercantil Atacado nas distintas regiões onde estão presentes.
“Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer parcerias que nos permitam entregar soluções para melhor servir aos nossos clientes das lojas físicas e do e-commerce”, pontuou o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los. Outra iniciativa adotada para explorar novas possibilidades no digital e engajar os clientes das bandeiras foi a realização de live commerce. O uso da plataforma que combina entretenimento e e-commerce foi impulsionado após os investimentos de Cencosud Ventures, unidade de capital de risco da companhia, na startup brasileira de live shopping, Mimo Live Sales.
Atento às oportunidades de mercado e com foco na experiência do cliente, a Cencosud Brasil inaugurou, no mês de junho, o Prezunic Laranjeiras, sua 32ª loja no Estado do Rio de Janeiro, dando continuidade ao seu crescimento orgânico. Fruto de um investimento de R$ 13 milhões, a unidade possui arquitetura e comunicação visual modernas e trouxe inovações como o pagamento por reconhecimento facial e o serviço inédito Fila Zero, que potencializa a experiência omnicanal proporcionando ao cliente selecionar os produtos na loja física e agendar o recebimento e pagamento das compras em domicílio, com toda comodidade.
A crescente digitalização da companhia também tem contribuído para uma gestão mais eficiente no dia a dia. Um dos exemplos é o aplicativo interno Arcus, que gerou uma economia de US$ 630 mil ao disponibilizar aos líderes da operação a consulta em tempo real de indicadores da sua própria unidade de negócio – como vendas online, alerta de validade, alerta de reabastecimento nas gôndolas, estoque, entre outras funcionalidades – com impacto direto na melhoria operacional da loja e, consequentemente, nos resultados.
Outra iniciativa em curso é a integração tecnológica do Giga Atacado, bandeira adquirida pelo grupo em julho de 2022, e que, futuramente, compartilhará dos mesmos padrões de segurança, contratos e serviços de Cencosud.
Para o segundo semestre, período de grande movimentação no varejo principalmente por conta da sazonalidade, a Cencosud Brasil segue com o desenvolvimento de ações regionais com foco no cliente tendo em vista a perspectiva de melhora no cenário econômico com a redução das taxas de juros e a recuperação na renda da população, indicando uma possível retomada do ciclo de crescimento do país.
A Cencosud opera no Brasil desde 2007, por meio das redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Prezunic, Spid, Giga Atacado e do Cartão Cencosud, negócio de Serviços Financeiros. Com cerca de 370 unidades e 20 mil colaboradores, o grupo está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, onde também possui um escritório administrativo.