Produtos ecológicos e a vida útil no planeta

São Paulo 17/3/2021 – O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Alcançada através do desenvolvimento sustentável.

Ecologia e meio ambiente hoje são assuntos pertinentes entre os meios sociais, seja no ambiente de trabalho, redes sociais ou encontros familiares. O tanto de plástico e resíduo não reciclável está presente nos hábitos diários dos brasileiros, e a embalagem de plástico que é a mais comum no dia a dia.

A Ekological, atualmente uma empresa em ascensão no setor sustentável nacional, surge para incentivar o consumo consciente e a redução na geração de lixo por meio de produtos sustentáveis de alta durabilidade, mas como esses produtos serão efetivos neste processo de conscientização sustentável?

A garrafa PET demora de quatro a cinco séculos para que sua decomposição aconteça. Ou seja, entre 400 e 500 anos, o que significa? Cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos mares todos os anos, segundo os dados da Ecycle.

Tal material pode ser facilmente ser substituído por uma garrafa retrátil de silicone que facilita ainda mais seu transporte e é adaptável para bebidas quentes ou geladas. Além de promover seu reúso, sua decomposição que acontece de forma correta e, por fim, o destino final será mais positivo para o meio ambiente do que a PET citada anteriormente.

Há uma estimativa de que a poluição plástica dobrará de volume em 2030, segundo a Ecodebate. Essa nova aderência de produtos ecológicos, reduz cerca de toneladas de lixo que a cada dia é produzido por toda a parte do planeta, os bons exemplos de países sustentáveis devem ser vistos para que o nosso país tenha mais referências em como ser ainda melhor nesse quesito ambiental.

Hoje, o país mais sustentável do mundo é a Finlândia, em seguida vêm a Islândia e Suécia, atualmente o país ocupa a 46ª posição, tendo anteriormente ocupado o 77ª lugar, segundo o Environmental Performance Index (EPI), que é um ranking realizado por especialistas no assunto.

Quase todo o lixo que compõe o oceano é 60% a 90% composto por plástico, como sacolas e garrafas PET, segundo a Believe Earth. De acordo com dados de um estudo realizado pela Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável. Sendo apenas 2% destinado ao local correto de finalização do lixo. Segundo os dados da “Meu resíduo”.

É possível reciclar em casa?

É certo de que ecologia e sustentabilidade implicam em desenvolvimento e desempenho social é sabido que atinge todas as classes no país, e sem dúvidas a educação e a inserção de pessoas nesse meio mais sustentável por exemplo, tornando mais possível uma ação assertiva em relação a produção e reutilização de produtos sustentáveis.

Fazer café com o filtro reutilizável, talheres e tampas de panela em silicone também são alternativas para complementar a nova aderência pela cozinha sustentável. Ao colocar os alimentos diretamente na geladeira estão suscetíveis aos vários tipos de contaminação. Sacos de silicone são ideais para lanches, verduras e legumes frescos, vedação ideal, prático para ir de casa ao trabalho.

Escolha válida e sustentável vale para no trânsito também, principalmente em cidades grandes como São Paulo, onde reduz-se em 50% das emissões de carbono, caso a opção seja bike, segundo os dados da Carbono Zero. São métodos simples de vivências, mais saudáveis e ecológicas e são os pequenos e bons hábitos que se transformam em grandes ideias evolutivas para o meio ambiente e sociedade em geral.

Website: http://www.ekological.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.