Venda de empresas torna-se cada vez mais comum no Brasil
São Paulo, SP 17/2/2021 – A maior vantagem é comprar um bom negócio que tenha um histórico de resultados.
Volume de transações de compra e venda de empresas cresceu em 2020 e com a ajuda da internet pode atingir resultados ainda melhores.
Amparado na tecnologia, o mercado de compra e venda de empresas tem ganhado força no Brasil. Mesmo em 2020, ano marcado pela pior crise financeira e sanitária do século, as operações envolvendo aquisições e fusões de empresas apresentaram resultado recorde, revelando um cenário promissor e que pode auxiliar na retomada econômica nacional.
O levantamento deste mercado foi realizado pela PwC Brasil, referência mundial em serviços de auditoria, consultoria de negócios e assessoria em transações. O estudo mostrou que de janeiro a novembro de 2020, foram registradas 909 transações, um aumento de 14% na comparação com o mesmo período de 2019. O resultado é ainda mais expressivo quando comparado à média de janeiro a novembro dos últimos cinco anos. Nesta base, a taxa de negócios fechados aumentou em 42%.
Ainda de acordo com o estudo da PwC Brasil, os setores que mais registraram aquisições e fusões de empresas foram o de Tecnologia da Informação (TI), serviços auxiliares e de saúde. Para Felippe Ferreira, fundador do site meuBiZ, especializado em anúncios de compra e venda de empresas e pontos comerciais, diferentes fatores podem explicar os números de 2020, entre eles a taxa Selic, que chegou ao seu menor patamar, 2% ao ano, e facilitou os investimentos.
Felippe, no entanto, aponta outro fator essencial para essa retomada, a internet. Desde 2016 à frente do meuBiZ, ele percebe o aumento na quantidade de anúncios de empresas na plataforma. Atualmente, são mais de 4 mil negócios disponíveis.
Tanto para quem quer vender quanto para quem pensa em comprar um negócio , plataformas como o meuBiZ podem ser um caminho e abrir uma frente de oportunidades a partir do conforto de casa. “A maior vantagem é comprar um bom negócio que tenha um histórico de resultados, desta forma, não é necessário começar uma empresa desde o início, construindo nome, marca, carteira de clientes, selecionando fornecedores e investindo em outras áreas do negócio. O empreendedor já inicia com um negócio previamente ativo e, com isso, ganha-se muito tempo, além de reduzir os riscos.”, afirma Felippe.
No site do meuBiZ, por exemplo, o interessado em comprar tem a opção de escolher por um negócio à venda , ou seja, uma empresa já em operação, franquias e imóveis comerciais. O interessado pode pesquisar pela localidade e o tipo de negócio e, ao clicar em um anúncio que o interessou, terá informações sobre o empreendimento, transferência, venda e sobre o anunciante. “Para dar uma ideia da diversidade, colocando a cidade de São Paulo, são quase 900 empresas à venda disponíveis, além de ponto comercial para alugar ou comprar.”, destaca Ferreira.
Apesar das facilidades, porém, o fundador do meuBiZ revela que encontrar a melhor oportunidade de fazer negócio não basta, é preciso saber fazer o negócio. Para isso, ele orienta compradores e vendedores que não têm experiência nesse tipo de transação a se qualificarem para a negociação. Atualmente existem cursos com esta finalidade, que podem ser realizados gratuitamente na internet.
Com a devida preparação e uma boa pesquisa de mercado, Felippe acredita que compradores e vendedores têm boas chances de fazerem operações assertivas, contribuindo para uma economia mais forte.
Website: https://meubiz.com.br/