Cidade paranaense Fazenda Rio Grande aumenta agilidade nos serviços aos cidadãos e oferece mobilidade para seus servidores públicos com Avaya
23/12/2020 –
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, município da região metropolitana de Curitiba, Paraná, dá mais um passo importante na jornada de transformação digital e passa a contar com um sistema avançado de telefonia VoIP da Avaya, líder global em soluções para aprimorar e simplificar as comunicações e a colaboração. Dentre os benefícios alcançados estão redução dos custos, aumento da qualidade do atendimento à população local e possibilidade de servidores públicos engajarem e gerenciarem fluxos de trabalho remotamente. Trata-se de mais uma etapa do Infovias, o programa de cidade inteligente da Prefeitura. O investimento total na ordem de R$ 2,9 milhões contempla a implantação de mais de 80km de fibra óptica nas 135 unidades públicas da cidade, além de serviços de telefonia VoIP, link dedicado e segurança de dados.
De modo eficiente, a tecnologia Avaya conecta a Prefeitura a 400 ramais de governo, distribuídos em secretarias, escolas, CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), unidades de saúde, polícia e guarda municipal, entre outros órgãos públicos. “Antes, usávamos telefonia analógica e, agora, com o sistema VoIP, a comunicação entre os órgãos públicos está interligada, sem necessidade de uma ligação externa. Além disso, por conta da pandemia, pudemos propiciar mobilidade aos nossos servidores, que, graças ao projeto, podem transferir os ramais para seus smartphones”, explica Chrystopher Lemos dos Santos, gerente de TI da Prefeitura de Fazenda Rio Grande.
A inovação da Avaya possibilita à Prefeitura uma economia de 38% por mês em telefonia. Mas as vantagens não param por aí. “O sistema desafogou as chamadas, que, antes, eram centralizadas no número principal da Prefeitura, impactando diretamente o atendimento à população local. Além disso, é possível gravar as interações, formar grupos e fazer a mobilidade de ramais – sem falar na rapidez das respostas e ainda na qualidade do áudio, sem ruído”, declara Alfredo Gobatto, gerente de contas da Sigma Telecom.
“Instalamos uma solução premium e estamos muito satisfeitos tanto com a tecnologia da Avaya, quanto com o serviço da Sigma Telecom, que nos ajudou muito nessa transição”, diz o prefeito Marcio Wozniack. “Ganhamos agilidade e diminuímos nossos custos. Nosso projeto de cidade inteligente como um todo nos garante um retorno de R$ 65 mil/mês, e a mudança de telefonia contribui com 25% desse montante.”
O início e a pandemia
Até então, o município de Fazenda Rio Grande tinha uma operadora de telefonia via rádio, com baixa qualidade. A Sigma Telecom foi chamada para fazer um trabalho específico de fibra óptica em toda a cidade. Porém, a empresa olhou o projeto com mais cuidado e sugeriu não apenas resolver o problema de internet, como também implementar uma telefonia totalmente digital, facilitando a vida dos servidores públicos, melhorando o atendimento à população e reduzindo custos. A tecnologia escolhida para atender a essas expectativas foi a da Avaya.
O projeto de telefonia IP da Prefeitura de Fazenda Rio Grande começou no fim de 2018, após licitação pública. A implantação teve início em 2019 e foi feita em paralelo à instalação de fibra óptica em toda a cidade. Em um ano, toda a central telefônica da Prefeitura migrou para a tecnologia IP. A cidade começou a ver o resultado do investimento nos primeiros meses de 2020.
“O sistema da Avaya – instalado bem antes do início da crise da Covid-19 – ajudou muitas pessoas. De uma hora para a outra, os servidores públicos foram deslocados para home office, e os ramais puderam ser facilmente transferidos para seus smartphones. Essa mobilidade foi essencial para o período desafiador que ainda estamos vivenciando”, afirma Marcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil.
“Houve uma melhora de comunicação sem paralelo entre Prefeitura e cidadãos”, sustenta o prefeito Wozniack. “Além disso, vale frisar que Fazenda Rio Grande foi pioneira na aquisição e implementação dessa tecnologia. Hoje, usufruímos de um sistema de comunicação interno igual ao das grandes capitais, como Curitiba.”
Website: https://www.avaya.com/br/