Cursos gratuitos são opções para evolução no setor de comunicação em 2021
São Paulo, SP 10/12/2020 – “Agregar conhecimento deve ser uma tendência natural para comunicadores e há cursos especializados nas áreas mais demandadas por recrutadores e empresas”
O ano de 2020 deixará muitas lições para a humanidade. Os efeitos e mudanças provocados pela pandemia de Covid-19 são visíveis por toda parte, tanto nas relações interpessoais como no trabalho. Segundo a Comissão Econômica da América Latina e do Caribe (Cepal), esta é a maior crise econômica em um século na América Latina. Ainda assim, entre os aspectos a serem destacados neste período está a importância da Comunicação e de seus profissionais.
Seja levando informações sobre prevenção, números de casos e novidades sobre vacinas e tratamentos para o novo coronavírus, apresentando medidas tomadas por autoridades, bem como aperfeiçoando o contato entre empresas e funcionários, o comunicador tem papel fundamental neste momento, nas diversas mídias e plataformas existentes. Artigo do IQG Health Services Accreditation ressalta: “o maior desafio da comunicação é o gerenciamento de crise. Quando empresas e entidades têm que administrar essas situações, com a reputação colocada à prova, comunicar-se da maneira correta é vital, sob pena de arcar com danos que podem se estender por longos períodos”.
Se o aprendizado para 2021 é cautela ao fazer previsões, há tendências às quais o profissional de Comunicação deve estar atento. Ariel Bentes e Isabella Botelho, do Portal Mercadizar.com, conversaram com especialistas na área e ressaltam características importantes. Algumas delas são: exercitar as soft skills, considerando a velocidade com que as informações chegam e os cenários mudam; ser omnichannel, com um perfil robusto e completo nas diversas redes sociais; praticar o storytelling, para além de informar, entreter o público. Os especialistas ainda apontaram que trabalhar bem com influenciadores é muito importante.
Agregar conhecimento deve ser uma tendência natural para comunicadores. Hoje, há cursos especializados nas áreas mais demandadas por recrutadores e empresas.
Rock Content
Dentre as diversas opções, instituições renomadas oferecem cursos gratuitos, com certificado e reconhecidos pelo mercado. É o caso da Rock University, certificadora da Rock Content, empresa de global marketing, maior da América Latina em Marketing de Conteúdo, que entre seus cursos gratuitos oferece “WordPress na prática”, que ensina a produzir conteúdos e utilizar as ferramentas para gerar leads na interface de produção de conteúdos. Outro curso oferecido gratuitamente pela Rock Content é o de “Copywriting”, que mostra como criar copys com técnicas do jornalismo para potencializar o engajamento em blog posts e materiais de conversão – o que pode aumentar consideravelmente os resultados no marketing de conteúdo.
Pixar
A Pixar, por sua vez, oferece, através da plataforma Khan Academy, o curso de “Storytelling”, que aborda os elementos básicos para a criação de histórias, ensinando como construir cada etapa da narrativa, desde o desenvolvimento de personagens até a linguagem visual que materializa a criação.
HubSpot
Já entre os cursos oferecidos pela HubSpot, destacam-se três: “Marketing para YouTube”, que apresenta técnicas para construção de público e de uma marca forte na rede social. Mostra, ainda, dicas para otimizar os vídeos visando maior visibilidade através do SEO do YouTube. “Marketing para o Instagram”, com o passo a passo para obter sucesso em marketing voltado para a rede social ao abordar desde o planejamento até a análise de anúncios. Por fim, o curso de “Marketing Empresarial para o Twitter”, o qual aponta caminhos para a compreensão do algoritmo auxiliando a tomada de decisão nas estratégias de marketing e vendas.
A Google também oferece gratuitamente o curso “Transformar Dados em Insights”, que ensina a reunir e apresentar informações para entender públicos-alvo e levantar insights diversos que podem ser utilizados para melhorar a comunicação e aumentar a conversão de campanhas.
Comunique-se
A “Certificação para Assessoria de Imprensa”, oferecida pelo Comunique-se, apresenta as funções do assessor de imprensa no ambiente digital, bem como técnicas para criar releases de sucesso, propósito do texto e as possibilidades do marketing de conteúdo para este profissional.
Influency.me
Há também, entre os destaques, o curso “Marketing de Influência para Marcas”, do Influency.me, no qual é possível aprender a executar campanhas de sucesso com influenciadores digitais. Esta certificação engloba tópicos que começam pela Introdução ao Marketing de Influência, passam pelo planejamento e operação de campanha, até a mensuração de resultados.
A “Trilha Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”, disponível no LinkedIn, é uma série de cursos que apresenta formas de aumentar o foco e a produtividade no trabalho remoto. Além de reunir dicas para conduzir reuniões com assertividade, aumentar a resiliência em tempos difíceis e outros temas.
Cabe ao profissional de comunicação encontrar as melhores soluções para sua área especificamente, sem perder de vista as possibilidades em setores correlatos. Buscar novos conhecimentos e evoluir soft skills para além da sua especialidade são ferramentas úteis para alavancar resultados na empresa onde atua e, consequentemente, expandir o currículo.
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