Organização lança clube de assinaturas de livros com impacto social

Projeto “Ler é viajar” foi criado pelo Instituto Gil Nogueira

O Instituto Gil Nogueira (IGN), organização da sociedade civil com foco no incentivo à leitura, lançou o projeto “Ler é viajar”, um clube de assinatura de livros infantis selecionados de acordo com as faixas etárias: “5 a 7 anos”, “8 a 10 anos” e “11 e 12 anos”. Com isso, as crianças recebem em casa, todos os meses, dois livros de literatura de acordo com a idade informada no momento da assinatura. O valor mensal é fixo para qualquer plano e também para o frete em todo o Brasil. Interessados podem acessar o site www.lereviajar.com.

Durante o ano de 2019, o IGN participou do programa Hublab do Hub Social (aceleradora e incubadora de projetos sociais). A entidade conquistou o segundo lugar no “Desafio de Empreendedorismo”, realizado em parceria com o Instituto MRV, e o primeiro lugar na premiação modular do programa HubLab, devido à excelência nas atividades desenvolvidas pela gestora Carmen Lima durante o programa. Com essa conquista, o instituto decidiu lançar o projeto que conquistou o prêmio entre mais de 50 organizações participantes: o “Ler é Viajar”.

No primeiro mês, fará parte do kit o “Passaporte Ler é viajar”, uma espécie de diário de leitura, pois o objetivo é fazer com que as crianças interpretem o que leram, desenvolvam a escrita anotando título, autor, personagens principais e o que mais gostaram em cada livro. Além disso, o projeto quer estimular a oralidade, incentivando a criança a compartilhar com toda a família suas anotações.

Há 14 anos, o IGN realiza o projeto social ‘Ler é viver’, totalmente gratuito, para alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e região metropolitana. “Toda a renda do ‘Ler é viajar’ será revertida para esse projeto social. Queremos formar novos leitores que vão adquirir o gosto pela leitura e aprender a cultura de doação, já que o clube de assinatura estimula a devolução de parte dos livros que serão doados a outras crianças que não podem comprá-los”, explica a presidente do IGN, Patricia Nogueira.

Constituído em 2006, o Instituto Gil Nogueira desenvolve projetos sociais com ênfase na educação e cultura. O projeto “Ler é viver” já beneficiou cerca de 60 mil crianças do Ensino Fundamental da rede pública. Ao longo de 14 anos, aproximadamente 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 58 escolas do estado de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.