Pesquisa mostra estoque reduzido de imóveis para locação em BH

Levantamento da rede Netimóveis indica escassez de unidades em alguns segmentos residenciais

Um levantamento realizado pela rede Netimóveis indica dificuldades para quem está procurando um imóvel residencial para alugar em Belo Horizonte e região metropolitana. A oferta está baixa e, como consequência, os preços subiram até 20% em determinadas regiões.

Um dos motivos da escassez de imóveis foi o aumento na procura. A constatação é do diretor da área de Locação da Netimóveis, Achilles Seabra, com base na análise do comportamento do mercado no primeiro trimestre de 2022. Nos três primeiros meses deste ano, a Netimóveis registrou 1.512 contratos de locação, número 14,9% superior ao do mesmo período de 2021: 1.316 negócios efetivados. “O retorno às principais atividades presenciais é um dos motivos. Estudantes que estavam no interior, por exemplo, voltaram a locar imóveis e, em bairros próximos a universidades, como Coração Eucarístico ou Buritis, os estoques foram praticamente zerados”, afirma Seabra.

Um segmento que está surpreendendo, apesar da transformação radical que a pandemia gerou nas relações de trabalho, é o de andares corridos, onde também há poucas opções disponíveis para locação. Mesmo que muitas empresas tenham desmobilizado seus escritórios, outras se readequaram e buscaram novos espaços. “São empresas que não adotaram o home office ou que mantêm um sistema híbrido de trabalho, devido à importância da interação entre as equipes”, avalia o diretor da Netimóveis.

Situação contrária ocorre com o segmento de salas menores, de 18m2 a 50m2. Esse perfil de imóvel foi bastante esvaziado devido à pandemia, que levou profissionais liberais a trabalharem em casa. “Com isso, temos uma grande vacância em salas com essa característica”, constata Seabra. “Por outro lado, o segmento de galpões comemora um ótimo momento. As vendas on-line levaram muitas empresas a reforçarem suas posições logísticas, montando centros de distribuição que permitam o rápido escoamento dos produtos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.