Estudo aponta crescimento de 12,03% no potencial de consumo na Região de Campinas
Campinas (SP) 24/5/2021 –
Previsão gera expectativa positiva no setor e rede hoteleira aposta em pacotes focados na experiência
O setor de turismo da Região Metropolitana de Campinas (RMC) sentiu fortemente os impactos da crise econômica ocasionada pela pandemia. Somente em 2020 as cidades perderam 390 mil turistas, resultando em prejuízos de aproximadamente R$ 455 milhões somente para a rede hoteleira e mais de cinco mil postos de trabalhos cortados – metade da mão de obra do setor. As taxas de ocupação dos hotéis ainda continuam bem abaixo do período pré-pandemia e deverão continuar baixas até o inicio de 2022, mas a liberação gradual das atividades econômicas começa a acender uma luz no fim do túnel para o setor.
Segundo estudo realizado pela empresa IPC Maps, o potencial de consumo estimado no setor de turismo no RMC para este ano pode chegar a R$ 3.366.750.993, uma alta de 12.03% ante os R$ 2.996.842.812 do ano passado.
Em Campinas, onde o turismo de negócios é mais forte e vem sofrendo com os cancelamentos de grandes eventos e convenções, o levantamento aponta para uma alta de 10,04% no potencial de consumo: passando de R$ 1.107.282.230 (2020), para R$ 1.222.604.959.
O estudo do IPC Maps leva em conta as despesas nomeadas viagens (alimentação, hospedagem, passagens aéreas e de ônibus, combustível e excursões). “Houve crescimento nominal nos valores de potencial de consumo de Recreação, Cultura e Viagens, tanto na RMC como no município de Campinas, o que também é um excelente indicador de que, aos poucos, as coisas tendem a voltar ao normal, mesmo com a segunda onda da pandemia”, explica Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps,
Empresas do setor enxergam com otimismo e esperança as previsões de retomada. O avanço dos negócios também está diretamente ligado à aceleração da vacinação no país, para trazer maior conforto e segurança para as pessoas saírem de casa.
No caso da Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, a estratégia para aproveitar a retomada é apostar em diversas frentes, como pacotes focados em experiências em parcerias com diversos parceiros, mini wedding (eventos pequenos e restritos), atrativos para casais, pacotes de núpcias, bastante procurados, Pet Friendly (hoje uma questão bastante influenciadora nas decisões das famílias na hora da escolha do hotel), além dos próprios restaurantes do grupo.
Os pacotes oferecem uma série de atividades dentro e fora das dependências hoteleiras da rede, incluindo jantares servidos pelos restaurantes premiados Bellini (culinária Contemporânea) e Kindai (com foco na cozinha japonesa), passeios monitorados a produtores de alimentos e pontos turísticos, além de atividades ao ar livre como caminhadas e trilhas em Área de Proteção Ambiental (APA).
“Nossa proposta é oferecer às famílias, amigos e casais um final de semana diferenciado e repleto de experiências, começando pela hospedagem em uma de nossas três unidades, a alta gastronomia dos restaurantes do grupo, e passeios ao longo do dia a lugares fascinantes que a região proporciona”, explica Eduardo Porto, Gerente de Marketing da Rede Vitória Hotéis.
Porto explica que estes pacotes já vinham sendo desenhados, mas que o isolamento com a pandemia acabou por acelerar todo o processo e parcerias com as empresas. “Estamos trabalhando e negociando com mais parceiros para ampliar as atividades e passeios aos nossos hóspedes”, completa.
Além dos pacotes, outra aposta da rede é nos chamados mini wedding, eventos como casamentos e festas intimistas e para grupos de 10 e 100 pessoas. “Desde a reabertura dos espaços, no final de abril, registramos uma grande procurar e fechamento de pacotes no grupo”, conta Porto, acreditando que esta nova tendência deverá ajudar bastante na recuperação do setor nos próximos anos.
Website: https://www.vitoriahoteis.com.br/