Fintech mineira pretende movimentar R$ 2 bilhões em crédito imobiliário neste ano

Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) estima que o setor vai crescer 20% em relação a 2020

Enquanto a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) prevê crescimento de 20% na concessão de crédito imobiliário neste ano, uma fintech criada há cerca de três anos já apresenta uma produção 220% superior à registrada em 2020. A expectativa de superar em três vezes a movimentação de crédito imobiliário contratado no ano passado coloca a CrediHabitar entre as maiores empresas do setor no Brasil. A meta é superar os R$ 2 bilhões em empréstimos e números não faltam para demonstrar os bons ventos de crescimento: em junho deste ano, a empresa mineira já havia atingido o total de crédito contratado no ano passado: R$ 800 milhões.

Em relação ao faturamento, a empresa de inteligência de crédito imobiliário registrou R$ 10 milhões em 2020 e a expectativa para este ano é de alcançar a fatia de R$ 32 milhões, mesmo sem aportes de investimentos externos. “Entre as principais do país, somos a única fintech que ainda não recebeu rodadas de investimento e já estamos entre as cinco maiores do país”, afirma o presidente da CrediHabitar, Haldane Teixeira.

Ele explica que duas estratégias foram fundamentais para alcançar as metas deste ano: forte investimento em tecnologia, aumento das equipes dedicadas em bancos atendidos pela CrediHabitar (Santander, Itaú e Bradesco) e investimento em capacitação dos times de front office e back office.

Sediada em Belo Horizonte, a CrediHabitar atua nas cinco regiões do país e emprega 50 profissionais, sendo que todo o time de consultores e analistas de crédito é devidamente certificado pela Abecip. Com mais de 1.500  correspondentes credenciados autorizados a usar a sua plataforma de crédito imobiliário, a CrediHabitar tem também na carteira cerca de 2 mil clientes caracterizados por imobiliárias e corretoras de imóveis.

O mercado prevê aumentos na taxa Selic para os próximos meses pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o que poderá repercutir nas atuais taxas praticadas no mercado de crédito.  “Os bancos ainda têm margens para atuar e não vejo mudanças nas taxas de juros que possam impactar uma ainda forte e contínua demanda por crédito imobiliário no país. O déficit habitacional é gigante.”, afirma Teixeira.

Para ele, uma ou outra instituição financeira que tenha funding híbrido ou 100% captado no mercado poderá sofrer algum impacto maior, “mas nada que possa mudar o cenário positivo de 2021”. O executivo enfatiza que aqueles que desejam realizar uma operação que envolva crédito imobiliário não devem perder as atuais condições favoráveis do mercado. “Hoje existem modalidades de crédito para todos os fins e são muito mais acessíveis que anos atrás. É possível não só financiar uma nova operação como usar o atual imóvel para conseguir empréstimos com juros baixíssimos e até pré-fixados para abrir ou capitalizar um negócio, pagar dívidas, montar um consultório, realizar a viagem dos sonhos ou financiar o estudo dos filhos no exterior. Isso era impensável há poucos anos”, explica.

Geração X e Y à frente da CrediHabitar

Geração X ou os 50+ também estão inovando. No universo das fintechs, marcado pela Geração Y (jovem adulto), um empresário idealizador de plataformas de crédito imobiliário, Haldane Teixeira (59), e quatro sócios especialistas no ramo uniram vontade, experiência e empreendedorismo. Jaime Chiganças (59), Bernardo Gribel (56), Débora Morroni (36) e Tiago Botelho (38) se associaram para liderar o mercado de crédito imobiliário há cerca de três anos em Belo Horizonte (MG). Outra mudança de paradigma em um setor muito masculino foi a criação de um ambiente de trabalho diversificado para a idealização da fintech. Dessa forma, 96% dos quadros da CrediHabitar são compostos por mulheres, que ocupam cargos de gestão e de diretoria.

A CrediHabitar encerrou 2020 com aproximadamente R$ 800 milhões em crédito contratado, tendo como principal diferencial o uso de tecnologia para oferecer experiência inovadora e, sobretudo, menos tensa e burocrática. “Essa facilidade encontrou clientes que precisam, na pandemia, de casas maiores, com home office e lazer, e famílias que, sem poder viajar, resolveram acelerar o projeto antigo de morar melhor”, analisa Jaime Chiganças, diretor operacional do grupo. Ele possui vivência no crédito imobiliário, tendo comandado essa área nos bancos Nacional, HSBC e Bradesco, além de já ter ocupado o cargo de vice-presidente da Abecip.

Para viabilizar os negócios, a empresa passou por uma mudança radical em termos de tecnologia, implementada por Bernardo Gribel, que assumiu como diretor técnico. “O conceito e propósito foram claros: resolver as necessidades dos nossos clientes, criando uma jornada que facilitasse todo o processo e aprovação do crédito, levando também aos nossos correspondentes ferramentas interativas e intuitivas que pudessem contribuir no aumento da produtividade. Interagimos com os sistemas dos bancos, fornecendo informações em tempo real” enfatiza.

Crescer foi o grande desafio assumido por Débora Morroni, diretora de Marketing da CrediHabitar, responsável pelo planejamento das ações de marketing da empresa. “Quando começamos em 2018, tínhamos que capturar e estruturar uma nova carteira de clientes e correspondentes num curtíssimo espaço de tempo com uma estratégia de marketing inovadora; e conseguimos. “A experiência desse time de ícones do mercado foi fundamental para um sucesso tão grande e num curto espaço de tempo”, conta.

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