Associação nacional representa o setor de fomento mercantil

Associação Brasileira de Factoring Securitização e Empresas Simples de Crédito (Abrafesc) foi criada para fortalecer o mercado e garantir direitos, qualificação e um futuro de sucesso para o segmento

O fomento mercantil, ou factoring, é uma opção para impulsionar e facilitar a vida dos pequenos e médios empreendedores por meio de antecipação de recebíveis. Para ampliar e fortalecer esse mercado, foi criada a Associação Brasileira de Factoring Securitização e Empresas Simples de Crédito (Abrafesc), uma iniciativa conjunta do Sindisfac-MG, Sinfac-SP, Sinfac-ES, Sinfac-SC/CS e Sinfac-AM.

A associação tem o objetivo de representar os interesses do setor. Com uma diretoria formada por 14 membros provenientes de cada um dos sindicatos fundadores, a Abrafesc promete ampliar a participação do fomento mercantil na economia e melhorar a vida dos empresários da área em todo o país.

O presidente da Abrafesc, Hamilton de Brito Júnior, que também atua como presidente do Sinfac-SP, relata que a criação da entidade foi uma demanda que surgiu de uma antiga demanda do mercado. “É um sonho antigo, de mais de 30 anos, conseguir criar um grupo que todos participassem. Isso envolve tecnologia, trabalhando juntos no ‘Gabinete de Crise’, criado para monitorar o mercado durante a pandemia, nós conseguimos dar o primeiro passo nesse assunto”, conta.

O presidente do Sindisfac-MG, sócio-diretor da Simples Factoring e vice-presidente da Abrafesc, Roberto Ribeiro, relata que com a fundação da associação o setor vai poder ter o protagonismo que merece. “Somos um setor novo e relativamente desconhecido, mas de suma importância para a movimentação da economia do Brasil, agora vamos poder reivindicar, com mais força, as medidas necessárias para o fortalecimento do fomento mercantil”, comemora.

A iniciativa de colocar os empresários da atividade como protagonistas da entidade também é um atrativo. “O fato de que esta é uma associação composta por empresários do setor, voltada para o segmento, sem fins lucrativos, e que vai lutar pelo reconhecimento do segmento em seguridade, tributos e outros direitos, foi de extrema importância em sua criação”, destaca o presidente do Sinfac-SC e diretor financeiro da Abrafesc, Elpidio Veronez Debiasi.

Com o empresário associado em mente, a Abrafesc também promete qualificação do mercado. “A grande motivação que nos levou a desenvolver a associação nacional foi buscar servir o pequeno e médio empresário de fomento. Queremos trazer diferencial e conhecimento para quem tem capital para investir, além de unir a classe para criar soluções factíveis, de modo que todos os empresários de fomento tenham acesso e diferencial e, assim, mais oportunidades”, destaca o diretor suplente da entidade e presidente do Sinfac-AM, Silvestre Augusto de Araujo Castro.

Para cumprir todos esses objetivos, a Abrafesc conta com uma diretoria jovem e moderna, pronta para encarar as mudanças do mercado. “O mercado deve mudar muito daqui pra frente, com as alterações determinadas pelo Banco Central. Por isso, essa diretoria é formada por presidentes de sindicatos muito jovens, com idade média de 44 anos, um pessoal muito antenado, com todas as qualidades exigidas pelo mundo digital e preparado para liderar o setor nas mudanças que o mercado vai exigir”, completa Hamilton, prevendo um futuro de muitas oportunidades para a associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.